quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Apresentação

Os Vedas são o corpo literário antiqüíssimo que por milênios foi preservado graças às práticas canônicas das tradicionais famílias sacerdotais brahmânicas, sendo a tradição dos Vedas o substrato cultural que identifica aquilo que o mundo ocidental veio chamar de Índia e Hinduísmo, religião riquíssima em preceitos e de desconcertante diversidade, à qual cerca de 1 milhão de pessoas (900 mil somente dentro da Índia) aderem.
É o pensamento védico que abaliza todas as formas de yoga, seja este yoga praticado segundo sistemas tradicionais de discipulado ou como simples conjunto de técnicas que favorecem o bem-estar físico e emocional do praticante. O vedismo também está na origem de outras sínteses religiosas que vieram mais tarde, tais como o jainismo, o sikhismo e, notadamente, o budismo, que hoje tem mais adeptos fora do que dentro da Índia.
Perscrutando a história do subcontinente indiano, vamos descobrir que não é de hoje que o exotismo e a profundidade do pensamento hindu exercem influência sobre o imaginário do ocidente. Das formas, cores e sabores, à literatura épica do Ramayana e do Mahabharata, passando pela refinada filosofia vedanta e as sublimes instruções do tão adorado Bhagavad-gita, a Índia nunca esteve assim tão longe de nós. Quer pelos ecos da tradicional língua canônica sânscrita no conjunto multiforme das línguas de origem indo-européia, quer pelos laços culturais e/ ou comerciais estabelecidos com os mesopotâmicos, os persas, e até mesmo os gregos antigos, a influência da Índia tem cruzado milênios, além de continentes e oceanos.
Sendo assim, este encontro marca uma rica aproximação do universo acadêmico com as filosofias e práticas milenares indianas de matriz védica, dando escopo a novos campos de pesquisa e fôlego renovado às ciências tradicionais (humanas, naturais e exatas) que há muito dialogam com outros saberes que notoriamente também buscam dar respostas consistentes aos anseios mais elevados do espírito humano.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário